O que acontece quando um boardgamer vai ao museu?

Ele cria um jogo!

Museu da Imigração em São Paulo, imagem do site: museudaimigracao.org.br

Buscando informações sobre a origem de sua família, Led Bacciotti encontrou a inspiração que precisava para criar um jogo de tabuleiro de peso. Foi assim que nasceu Imigrantes!

Três anos de muita pesquisa, trabalho e playtests desenvolveram esse euro que venceu o Primeiro Concurso de Protótipos da Precisamente Jogos, em 2019, no 51° BGSP, por avaliação do público.

O jogo foi um queridinho nas mãos dos avaliadores, especialmente no quesito tema, no qual finalizou com a nada singela média 10! E não é para menos, o jogo é ambientado em um recorte histórico do Brasil (final do século XIX e primeira metade do século XX) e atravessa alguns eventos políticos e econômicos desse período, representados por meio de cartas e perfeitamente vinculados ao jogo.

Alguns exemplos de cartas de evento encontradas no jogo. Temos por exemplo a carta 1891 – A Maior Entrada de Imigrantes – nesse ano, o Brasil recebeu o maior fluxo de imigrantes, cerca de 215.000 pessoas.
Impacto no jogo: durante uma rodada, todos os jogadores terão 1 gerente a mais.


Imigrantes é um euro de alocação de trabalhadores e coleção de componentes. Isso significa que o jogador inicia a partida com um tabuleiro individual e deve ampliá-lo durante a partida, adquirindo peças de indústria, fazenda, cidades e/ou colônias de imigrantes.

Sua pontuação pode ser maximizada realizando as combinações exigidas para pontuação em cada peça de expansão e também por cumprir requisitos das cartas de bônus abertos (comuns a todos os jogadores), fechados (secretos e individuais).

O tabuleiro central é o local onde os jogadores, cada um em seu turno, posicionam seus gerentes (meeples) para realizar ações diversas. Mas não pense que o primeiro jogador é beneficiado, as primeiras posições podem ter um custo mais alto e as últimas podem gerar uma produção maior, dando um balanço e nuances que tornam o Imigrantes um jogo diferenciado.

Em Imigrantes, você contrata trabalhadores, colhe café, fabrica produtos industriais, taxa cidades, expandir propriedades, se envolve com a política do Brasil através de favores políticos, contrata brasileiros e vende café ou produtos industriais, tudo isso lidando com eventos, no mínimo excêntricos da história desse país.

Imigrantes vai entrar em financiamento coletivo no dia 18/01/2022. Quer acompanhar desde o início? Dá uma olhada lá em: catarse.me/Imigrantes

WhatsApp