Os benefícios dos jogos de tabuleiro

Os benefícios dos jogos de tabuleiro

Jogar com seus filhos é uma maneira perfeita de passar tempo juntos e desenvolver habilidades de aprendizado ao mesmo tempo.

O que seu filho mais quer – e precisa – é estar com você, curtindo o tempo juntos. Ele quer que você dê risadas com ele, brinque com ele e o ouça. Nada reforça mais sua autoestima! Então, por que não tirar um velho jogo de tabuleiro hoje à noite? Ou surpreender os pequenos com jogos novos periodicamente? Jogar jogos é uma maneira fácil e excelente de passar um tempo agradável e sem pressa juntos. Como bônus adicional, os jogos de tabuleiro também são ricos em oportunidades de aprendizado. Eles satisfazem os impulsos competitivos de seu filho enquanto desenvolve novas habilidades e conceitos, tais como:

#reconhecimento de números e formas, agrupamento e contagem

#reconhecimento e leitura de letras

#percepção visual e reconhecimento de cores

#coordenação olho-mão e destreza manual

#cálculo de probabilidades

#desenvolvimento de estratégias

#organização de uma linha de pensamento

#argumentação e interação social

Conforme apontado, os jogos de tabuleiro têm benefícios para todas as idades. Para os menores, são importantes para desenvolver algumas habilidades, como comunicação, concentração, paciência, num momento de entretenimento. Quando crescem um pouco, os jogos já ajudam a aprimorar habilidades sociais, comunicativas, desenvolver o espírito competitivo, o desejo pela vitória e a reconhecer as derrotas como forma de aprendizado para o futuro. Infelizmente, somos derrotados em diversos momentos de nossas vidas, e aprender que isso é uma oportunidade de aprendizado logo cedo vai estimular as crianças a não ficarem tão abaladas quando as coisas não saírem da forma que elas desejam, e as acostumar que podem aprender com essas situações para melhorar nas próximas oportunidades.

Quando os filhos crescem um pouco mais, e chegam à adolescência, às vezes, a comunicação e os momentos juntos em família vão ficando mais escassos e jogar com seus filhos pode proporcionar bons momentos de união, risadas, de interação e de confiança, que podem abrir portas para que os filhos fiquem mais à vontade para falar de diversos assuntos que lhes afligem no dia a dia. Temáticas interessantes aos adolescentes, como jogos ambientados em cenários de filmes ou séries, ou mesmo em jogos cujo foco é colonizar ou desenvolver uma região através de tecnologia ou recursos financeiros, enfim, o que você achar que corresponde com o perfil de seu filho, podem ajudar a atrair a atenção dos adolescentes, por serem mais atrativos pelo fato de estarem relacionados aos seus interesses pessoais.

Para os adultos, os benefícios também são inúmeros. Inicialmente, é a oportunidade de se desligar das plataformas digitais, das telas que nos acompanham o dia todo durante o trabalho e, muitas vezes, nos momentos de lazer. Através dos jogos, é possível ter momentos interação social, com os amigos, familiares e até entre casais.

Além de bons momentos entre amigos, os jogos podem proporcionar a vivência de novas situações que exigem o exercício de certa abstração, o que pode ajudar no desenvolvimento da criatividade e de táticas para ser bem sucedido em variados contextos. Tais vivências permitem que o cérebro atue de maneira diferente, exercitando o raciocínio, imaginação e até mesmo a argumentação. Jogar jogos diferentes ou com pessoas diferentes pode desafiar ainda mais a mente, pois assim, o jogador exercitará com mais frequência novas estratégias e reações às ações inesperadas de outros jogadores.

Nos jogos cooperativos, por exemplo, é interessante que todos os jogadores ou a maior parte deles entrem em um acordo sobre cada passo a ser dado, e esse consenso nem sempre é simples. Para convencer os demais jogadores de que a sua sugestão é a mais apropriada, em detrimento de todas as outras, seu discurso precisa se destacar. Para ser bem sucedido, o jogador acostuma-se a exercitar diversas habilidades comunicativas a fim de atingir seus objetivos, como negociação e convencimento, o que consequentemente, leva ao desenvolvimento de variadas habilidades sociais, como liderança e empatia, e com a prática, esse jogador pode levar as qualidades aprendidas para outros âmbitos de sua vida.

Hoje, há no mercado inúmero títulos com diferentes temáticas e graus de dificuldade dos mais diversos, por isso, sempre haverá opções diferentes para agradar os mais varados públicos. No fim, não importa a idade, jogos de tabuleiro fazem bem para as pessoas e se nenhuma das habilidades acima te interessa, jogue por momentos de diversão e descontração, por risadas e pela convivência com pessoas que te fazem bem. Quer começar agora? Uma boa opção para iniciar essa jornada no mundo dos jogos é o Age of War. Com regras simples de serem aprendidas, pode ser jogado a partir de 2 pessoas e a diversão é garantida!

WhatsApp