Age of War
Age of War
Procurando um jogo rápido, dinâmico para animar a galera? Então, Age of War é para você! Divertido, pode ser jogado a partir de 2 até 6 pessoas, com regras simples e fácil de pegar logo de cara.
Já ouviu falar em daimiôs? Eram poderosos proprietários de terras no Japão, conhecidos como senhores feudais. Nesta temática diferentona, ambientada no Japão feudal, os jogadores se tornam daimiôs oponentes, disputando a conquista dos castelos e tentando unir os clãs guerreiros. Quem fizer mais pontos no final da partida, ganha o jogo e se torna o governante do Japão feudal.
O Jogo
O jogo se inicia com catorze castelos na mesa de jogo, que são divididos entre seis clãs: Mori, Uesugi, Chosokabe, Shimazu, Tokugawa e Oda. Em cada turno de Age of War, é preciso escolher estrategicamente qual castelo você quer dominar, considerando o seu resultado nos dados, a pontuação dos seus adversários e suas possibilidades de unir todo um clã. Fechando um clã, você estará protegido de ataques e garantirá ainda uma pontuação mais elevada.
Para ser bem sucedido é legal que o jogador pense rapidamente nas probabilidades e também fique de olho nas pontuações dos adversários, para ter certeza de que vai fazer o ataque mais certeiro, considerando alguns fatores bem simples.
O jogo termina quando o último castelo invicto da mesa é conquistado, e assim, chega o momento de contar os pontos. Aquele que tiver a pontuação mais alta é o vencedor do jogo.
Dificilmente haverá um empate. Caso aconteça um empate na contagem dos pontos, há critérios bem simples para desempate: primeiramente, se considera quem possui o maior número de castelos, neste ponto, geralmente, já ocorre o desempate, mas se ainda assim estiverem totalmente equivalentes, quem tiver o maior número de clãs é o vencedor.
Nossa análise
Age of War é um jogo muito leve, fácil de ensinar, montar e jogar. A arte, os componentes e o design gráfico são impressionantes e a temática está longe de ser comum. É um jogo pequeno, fácil para carregar em viagens, festas e oferece uma boa rejogabilidade.
O livro de regras também é bem escrito e fácil de entender. Ele contém inclusive imagens e exemplos que tornam ainda mais fácil para um novo jogador aprender o jogo.
Este jogo é uma excelente opção de entrada para jogos de dados mais estratégicos. É leve, rápido e a estratégia é fácil de entender. Pela sua dinâmica e interação é legal para reunião de amigos, familiares e até mesmo para esperar os parças chegarem para aquele euro pesadão.
A partir de duas pessoas já é possível jogar bem e com bastante disputa, mas sempre acreditamos que quanto mais gente reunida melhor! É muita risada e rola até torcida dos próprios adversários, quando aquele jogador com menos castelos, tenta tomar um castelo do oponente com mais pontos, e essa disputa é sempre garantia de emoção.
Vale a pena conferir!
Designer: Renier Knizia
Jogadores: 2-6
Duração do Jogo: 20 minutos
Idades: acima de 14 anos
Veja mais em Precisamente